Na tarde fria desta terça-feira, fomos ao Colégio Maria Luiza de Melo, carinhosamente conhecido como Melão. Localizado no Kobrasol, é a maior escola da rede municipal. Fomos muito bem recebidos pela diretora Sonali, que assumiu a instituição no começo desse ano e nos apresentou os números e a estrutura.

O Melão atende 1.785 alunos, do 1° ao 9° ano. Possui ainda duas salas para a Educação de Jovens e Adultos, num total de 68 turmas, nos períodos da manhã, tarde e com o EJA, à noite.

Como é uma escola com muitos alunos, além da diretora geral, existem duas adjuntas, uma responsável pelo Fundamental I, do 1° ao 5° ano e outra pelo Fundamental II, do 6° ao 9°.

Para atender toda essa demanda, o Maria Luiza conta com 208 profissionais do corpo docente, mais 11 Auxiliares de Serviço Gerais, 5 cozinheiras e um zelador. Sim, o Melão tem zelador, como deveria ter em todas as escolas!

No atendimento à educação inclusiva, são 50 professoras auxiliares de educação especial, que atendem 108 alunos. O Melão possui também um Polo do AEE com duas profissionais.

Recentemente, a escola estava com problemas nos aparelhos de ar condicionados de algumas salas, mas foi feita a manutenção e a informação é que para o próximo verão, todas as salas terão ar condicionado.

Possui uma biblioteca de médio porte, bastante utilizada pelos alunos. A rede de São José não possui um profissional bibliotecário sequer, o que é uma falha. É uma discussão que iniciamos ano passado e precisa ser retomada.

O Maria Luiza de Melo tem recebido algumas reformas, nas quadras, telhados e pintura de muros. Por se tratar de uma grande escola com muitos alunos, a manutenção periódica é fundamental.

O Melão é uma das escolas mais populares de toda nossa região, além de muito procurada. Junto com os outros CEM’s, enriquece o trabalho feito em toda nossa rede pelos profissionais da educação de nossa cidade. Para que continuemos assim, investir é sempre necessário.

Importante lembrar do CEM Maria Hortência, Santa Ana e São Luiz que precisam imediatamente de investimentos.

Investir no serviço público é investir em nosso povo!