Vamos ficar na promessa?
Se depender de nós, não!
Vou fazer uma série de vídeos em Unidades Básicas de Saúde de São José, as quais o governo PROMETEU ampliar o número de equipes e a estrutura física. O objetivo é mostrar à população porque os servidores não conseguem dar conta de atender a imensa demanda nessas regiões.
Essa aqui é a UBS do Luar, na Serraria, que já tem 25 anos de funcionamento. É um posto que atende mais de 16 mil pessoas e conta com apenas 2 equipes de saúde da família!
Segundo o SUS, cada equipe deve atender em torno de 3.500 a 4.000 pessoas. Esse é o número ideal para o atendimento preventivo. Os postos de saúde são a porta de entrada do SUS, onde acontece o atendimento primário. As UBS têm a função de promover a saúde e dar a qualidade de vida que o povo precisa. Mas, para isso, é necessário que as equipes deem conta desse atendimento.
Hoje, no Luar, cada equipe está responsável por mais de 8 mil pessoas cada e isso é um grande problema, porque a comunidade acaba não tendo a atenção devida e o servidor não consegue exercer a sua função na essência.
Foi prometido a ampliação estrutural do Luar para que mais uma equipe (o que ainda é pouco) possa ser contratada. Hoje, como está, não é possível ter a terceira equipe de saúde da família por falta de espaço.
Esperamos que o governo, que continuará na administração por mais 4 anos, CUMPRA a promessa: amplie o posto e contrate uma nova equipe.
Não haverá um dia de nosso mandato que não cobraremos isso.