Segurança nas creches
Nas visitas que sempre fazemos às escolas, hoje retornamos ao CEI Regina Bastos, em Areias. Logo na chegada, encontramos um grupo de mães preocupadas com a segurança de seus filhos, o que não é diferente em toda a rede educacional.
Algumas creches e escolas de São José possuem estruturas mais frágeis em segurança e ficam localizadas em regiões mais vulneráveis. Este é o caso da Regina Bastos. É uma creche excelente, muito bem dirigida pela diretora Alcina e demais servidoras, mas que precisa de um olhar imediato em segurança.
Uma das reinvindicações dos pais é a ampliação da altura das grades, que hoje facilmente podem ser puladas. Esta ampliação, dificultaria muito que estranhos invadam o CEI. Outro reclamo que abrange toda a rede, são os vigilantes. Temos cobrado desde o ano passado esse serviço fundamental para segurança de alunos, pais e professores.
As mães nos deram ainda outra ideia bastante pertinente: a instalação de grades nas portas das salas de aula, o que possibilitaria que mantivessem as portas abertas, com circulação de ar e mantendo a segurança.
Obviamente que não podemos e nem queremos fazer de nossas creches e escolas verdadeiros presídios, pois são os lugares mais lindos do serviço público. Porém, são nestes locais onde deixamos as pessoinhas que mais amamos neste mundo. Entender a angústia de um pai e de uma mãe é mais que uma obrigação. Quem tem filho sabe que não existe nada mais importante e precioso no mundo.
Que ações sejam tomadas. Que nossas crianças, servidores, pais e professores estejam seguros. Que os pais possam trabalhar tranquilos, e que tão logo tenhamos escolas abertas, lindas como sempre, sem violência, sem ódio e com muito amor.