Pedro Simon – 60 anos de política

A política brasileira está mal, doente, especialmente em questões morais. Mas no meio de tudo isso, mesmo dentro de um partido que atropela o país, existem alguns que tem na história um trajeto limpo e honrado, de lutas em benefício do povo: esse é Pedro Simon.

Nesta manhã, a convite do vereador Antônio Lemos, tive o prazer de bater um papo com este senhor de 87 anos, que ao invés de estar sentando numa cadeira curtindo a melhor idade, circula o país chamando os jovens para apolítica, com energia de guri.

Simon milita desde os anos 50. Lutou contra o golpe de 64 e foi um dos cabeças das diretas. Caminhou ao lado de grandes como Ulisses, Goulart, Tacredo e Juscelino, e continua com o mesmo entusiasmo. 

Eu e Lemos fizemos uma pequena entrevista com ele antes do embarque e, diferente dos políticos da resposta pronta, dava gosto de ver os olhos de Simon brilhando a cada tema, com argumentos longos e apaixonados por política, mesmo correndo o risco de perder o voo. 

Notei que estava constrangido com o MDB que fundou e que lhe faltava forças para dizer: seus canalhas, saiam do partido. Aliás, nos contou que Romero Jucá está pedindo a expulsão de Jarbas Vasconcelos, outro golpe aos que um dia pensaram em fazer o bem pelo Brasil. Notei que a incomodação dele, nos 65 anos de política, era de quem estava em casa e não sairia para que os estranhos tomassem conta por completo do lar que construiu. 

Disse para ele que o PMDB não tem um líder em SC, e ele rápido me cutucou dizendo que o PDT também não tem, dando um recado: não fale do meu MDB, mas no fundo sabendo que não tinha o que não falar. 

Contei da história do PMDB de São José, dos fatos e da ditadura que aconteceu por aqui e ele me respondeu tudo no olhar.

Ontem ele esteve dando palestra e não pude ficar até o final. Na manhã de hoje, depois de não ter dormido por não ter conversado com quem encarou Collor e tantos outros em nome do Brasil, tive o prazer e privilégio de abraçar e conversar com mais um guerreiro gaúcho que fez a história deste país. 

O PMDB saiu de Simon, mas Simon não saiu do MDB e isso precisa ser respeitado.

Obrigado Lemos, essas ações farão diferença na cidade.