PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos
Participamos há pouco de uma reunião aqui na Câmara para tratar do PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos.
O PAEFI realiza um serviço fundamental para as famílias, especialmente no atendimento de crianças e adolescentes com problemas de violência doméstica (75% do total). No entanto, a alta demanda, o reduzido número de profissionais e a estrutura física deficitária têm deixado muitas famílias sem o devido atendimento. Hoje, são mais de 1.700 na fila para atendimento no programa.
Na reunião, definimos algumas estratégias para tentar melhorar este quadro. Em breve realizaremos um novo encontro, desta vez com a participação dos gestores e técnicos das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Casa Civil, Fundações de Esporte e de Cultura, além dos conselheiros tutelares do município. O objetivo é buscar uma colaboração mútua entre os órgãos, visando agilizar os encaminhamentos dados pelos profissionais do PAEFI. Além disso, sugerimos que o Orçamento do Município para 2018 já contemple recursos para o incremento no número de profissionais que compõem o PAEFI em São José.
Um ponto, todos concordam: criança em vulnerabilidade social precisa ter total prioridade e toda e qualquer ação deve ser muito ágil e célere.
Participaram da reunião: conselheiros tutelares, representantes da Secretaria de Assistência Social; e também os vereadores: Antônio Lemos, Alexandre Rosa, Caê Martins, Gilmara Bastos e Jair Costa.