Homenagem aos Professores
Tivemos a honra de entregar a medalha Adonias Simião Tavares, a professora Karla Beatriz da Costa, que conheci em nossas visitas a educação. Karla é prof da rede municipal e, ao lado de tantas guerreiras e guerreiros, faz um brilhante trabalho.
OBRIGADO! 👐
Quem é Karla?
Nascida em 13 de março de 1974, é natural de Florianópolis. Filha de Neri João da Costa e Natália Weber. Irmã do Gustavo.
Cursou o ensino médio no Colégio Nossa Senhora da Conceição, no Roçado. Antes do Conceição, Karla passou pelo Educandário Santa Catarina, onde fez o “prézinho”. Posteriormente, formou-se no magistério no Colégio Aníbal Nunes Pires e em seguida em pedagogia na Univali.
Um dos grandes desafios na vida chegou aos seus 18 anos: ser mãe do Leonardo! Mas, como ela costuma frisar: – O que é a vida senão um constante desafio? Karla destaca que seu filho é um presente de Deus. E Leonardo ainda presenteou-a com uma linda neta, Isabela.
Sua trajetória na educação começou na escola Lua de Cristal. Ali permaneceu por 2 anos. Depois, trabalhou no comércio e logo foi para o Educandário, onde ficou por 19 anos. Foi ali que aprendeu tudo que sabe sobre liderança, pedagogia e o ensino às crianças.
Logo se efetivou em São José, com lotação no CEI Flor de Nápoles, mas ficou à disposição da SME e continuou por mais um tempo no Educandário. Quando saiu, foi para o Colégio Maria Luiza de Melo, onde assumiu a direção dos anos finais. Encarou e ficou 3 anos no Melão – 2015 a 2018, quando voltou então à educação infantil, que ela considera ser realmente o seu lugar.
Logo, aceitou um novo desafio e assumiu a direção de uma ONG que estava sendo entregue à SME: o CEI Solemar.
Em 2022, após passar por um processo para candidatar-se à diretora, transferiu-se para o CEI Maria Ferreira, onde está atualmente.
Em 2023, perdeu seu Pai, Neri. E passou por momentos difíceis relacionados a saúde: contraiu toxoplasmose e foi diagnosticada com um câncer de mama! Mas nada disso é capaz de tirar seu ânimo e sua força. Karla costuma dizer: – Minha força e recuperação devo ao meu trabalho e a outra parte, com certeza, a Deus – que sempre está comigo!
Parabéns, Karla, e obrigado!