Discussão e votação do Plano Plurianual 2018-2021

Comunidade!

Esta semana tivemos uma votação super importante aqui na câmara de vereadores de São José, que foi a aprovação do PPA – Plano Plurianual, que é o plano de governo da atual gestão para os próximos quatro anos, 2018 a 2021. É um desenho do que se pretende fazer neste período, as ações/metas a serem alcançadas.

Para este PPA (2018-2021), tivemos 127 emendas, que são proposições que visam fazer algum tipo de alteração na redação original do projeto de lei.

Destas, 126 foram rejeitadas pelo parecer do relator da comissão de Finanças e Orçamento, que justificou o aumento de despesa como principal fator.

O curioso é que das 127 emendas, 69 foram feitas por vereadores da base do governo e que votaram pela derrubada de suas próprias emendas, 14 votos favoráveis e 5 contrários.

Nós fizemos 11 emendas. Nossas poucas emendas foram baseadas em demandas que buscamos nos bairros, em conversas com o cidadão.

Uma delas era a construção de uma creche em Barreiros, que foi decidido pela comunidade em reunião no dia 25 de maio, no salão da Igreja São Judas Tadeu. Lá definimos as prioridades. A número 1 foi a construção da creche.
Barreiros é um dos maiores bairros de São José e não tem creche pública.

Por que fizemos a emenda ao PPA? Porque levamos as principais reivindicações das comunidades à Prefeita na esperança que fossem colocadas no PPA. Como a creche não entrou, fizemos a emenda mas, lamentavelmente, foi derrubada.

O grande problema do parecer foi a análise global das 127 propostas, sem a chance de discutirmos uma por uma, como deveria ser.

Além da creche, encaminhamos emendas como: Projeto Beira Mar Cultural, Cultura nos Bairros, Projeto Kit- Castração, Brinquedos adaptados em parques, Praça no lotamento Tarumã, Feira popular em Areias, Feira Popular em Barreiros, Faixa elevada na rua Francisco Jacinto de Melo, Faixa elevada rua Fagundes Varela e pavimentação da rua Tenente Caminha.

Em nosso site você pode verificar na integra as nossas emendas e justificativas.

Importante frisar que, no nosso entendimento, não existe aumento de despesas nestas ações porque indicamos de onde deveria sair o recurso.

Nós discutimos o parecer, demos os nossos argumentos, mas não foi o suficiente para que conseguíssemos derrubar o parecer e aprovar as emendas.

Nem a chance de discutir uma por uma nós tivemos.

Por isso votamos contra o parece do relator.

O que eu mais lamento disso tudo não é perder na votação, mas é eliminar as discussões que precisamos fazer em relação a matérias tão importantes para nossa cidade.

De ver uma câmara que pensa muito mais com a cabeça do executivo do que com a sua.

Como disse da tribuna aos vereadores, a coisa que mais respeito é a democracia, o contraponto, mas que façamos tudo isso com muita transparência, para que a comunidade saiba quais os debates estamos fazendo por aqui.