6 de maio de 2021

Homenagem – Cidadão Honorário de São José

Filho de Ademar Cúrcio e Zulma da Rosa Cúrcio (in memorian), Carlos Eduardo Cúrcio, nascido em Florianópolis, é casado com Ivaldina Libardo e pai de Andréia, André Luiz e Eduarda. Criado no centro da Capital do Estado, mais precisamente nos altos da Rua Felipe Schmidt, “Curió” – como é carinhosamente tratado por seus amigos, tem uma longa história de serviços prestados como servidor público. Iniciou sua carreira no Departamento Autônomo de Saúde Pública (DASP) em 23 de novembro de 1977. Com o advento do Sistema Único de Saúde (SUS), passou a integrar a Secretaria de Estado de Saúde, onde foi coordenador do Sistema Único de Transporte em todo o Estado de Santa Catarina. Durante esse período, deu início ao atendimento diferenciado e o carinho que sempre teve com o município de São José. No início dos anos 1990, foi o responsável direto pelo transporte dos pacientes de hemodiálise e fisioterapia em toda a Grande Florianópolis, onde inclui-se a cidade de São José. Sua amizade com o hoje senador da república, Dário Berger, iniciada ainda nos anos 1970, acabou por trazê-lo efetivamente para São José.

Cúrcio foi cedido para o Município para atuar na Câmara Municipal no período em que Dário foi o Presidente desta Casa Legislativa. Posteriormente, com a eleição de Dário Berger para o cargo de Prefeito, Curió foi transferido para a Secretaria de Transportes e Obras, onde ficou durante 8 anos. Na Obras, foi Chefe de Manutenção e Equipamentos, tendo participado ativamente de importantes realizações em nossa cidade, como a Operação Tapete Preto, Avenida das Torres, Beira-mar de São José, Calçadão da Avenida Central do Kobrasol, entre outras.

Quando da transferência de Dário para Florianópolis para concorrer como Prefeito da Capital, o fiel escudeiro Carlos Eduardo Cúrcio o acompanhou. Eleito e reeleito na Capital, Berguer ficou por 8 anos à frente Prefeitura, sendo que Curió passou o mesmo período na Secretaria de Obras, onde desenvolveu o maior serviço de mutirão nos bairros até então, com calçamentos de becos e ruas por todos os cantos da Ilha de Santa Catarina e também no Continente. Após 40 anos de relevantes serviços prestados, não só em São José e Florianópolis, mas em todo o Estado de Santa Catarina, Carlos Eduardo Cúrcio finalmente conquistou sua aposentadoria.

Hoje, curte a vida ao lado da esposa, filhos e amigos, dividindo o tempo entre a residência no bairro Forquilhinha e sua casa de praia no Campeche. Por tudo o que realizou ao longo de sua trajetória, e especialmente pelo seu carisma e carinho com esta Terra Firme, Carlos Eduardo Cúrcio – o “Curió”, é o nosso homenageado com o Título de Cidadão Honorário de São José.