Neste ano, em decorrência da Pandemia do Covid-19, a Câmara Municipal de São José não realizou a solenidade de entrega da Medalha Albertina Krummel Maciel, em alusão ao Dia Internacional da Mulher
A homenagem foi em forma de Moção de Aplausos e Reconhecimento àquelas que tanto fizeram/fazem por nossa cidade.
Nossa homenageada foi a Senhora Nadir Schussler, brilhante Agente Comunitária de Saúde da UBS Procasa. Conheça abaixo o histórico de vida dessa verdadeira guerreira.
Nadir Schussler
Nascida em 02/01/1953 no município de Relvado, interior do RS, Nadir Schussler trabalhou na roça, na lavoura de milho, trigo, arroz e fumo, junto de seus pais e avós para sustento da família. Nadir é o típico exemplo de garra, força e determinação. Em meio às atividades domésticas e do campo, estudou regularmente na escola da comunidade até o quarto ano.
Aos 22 anos deixou a casa de seus pais para trabalhar no Hospital Santo Antônio, onde ficou interna, trabalhando de dia e estudando a noite, concluindo o 5° e o 6° anos.
Em 1977, transferiu-se para Porto Alegre, passando a morar com as irmãs da Divina Providência, onde teve sua primeira experiência junto à comunidade religiosa. Trabalhou com serviços domésticos e formação religiosa, sendo que a noite estudava no Grupo Escolar D. Pedro I, onde completou o ensino fundamental.
Em 1978 deu continuidade à sua formação social, humana e religiosa no curso de Extensão Universitária de Introdução à Teologia no Instituto de Teologia e Ciências Religiosas: PUC-RS. No mesmo ano cursou Teologia Pastoral: Comissão Arquediocesana de Evangelização e Catequese.
De janeiro de 1979 a dezembro de 1980 trabalhou na União Sul Brasileira de Educação e Ensino (Irmãos Maristas) período em que também cursou o 1° e o 2° ano do curso técnico em contabilidade no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Porto Alegre/RS.
Sua aproximação às Irmãs Maristas trouxe Nadir para Florianópolis, em 1981, onde teve rotina de trabalho doméstico, formação e convivência, período em que concluiu o curso de Técnico em Contabilidade na Escola Técnica do Comércio de SC.
Em 1983, mudou-se para a comunidade das Irmãs Maristas em Curitiba onde cursou Ciências Religiosas na PUC-PR.
Em 1984, de volta a Florianópolis, fez seus votos na Congregação das Irmãs Maristas, sendo transferida logo em seguida para a comunidade Marista da cidade de Ji-Paraná, em Rondônia. Nesse mesmo ano conheceu o Padre Ezequiel Ramin, que atuava como protetor da justiça social, um missionário entre os mais pobres e injustiçados, com quem teve um capítulo muito importante em sua vida, pois esteve junto dele horas antes de seu assassinato, durante missão de paz em favor dos índios e dos sem-terra.
Em 1986, retornou a Florianópolis, trabalhou nas comunidades de periferia junto a movimentos dos sem teto (MST) e ocupações e também na Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Gorete, no bairro da Coloninha.
De março de 1986 a dezembro de 1993 concluiu a Graduação em Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina, como Bacharel em Teologia.
No início de 1993 retornou a Rondônia, desta vez para a cidade de Ouro Preto do Oeste, trabalhando com a Pastoral da Juventude na evangelização.
Em 1992, teve seu primeiro contato com jovens dependentes químicos. No final do ano de 1995 retornou a Florianópolis. De 1996 até meados 1999, trabalhou no Instituto Santa Terezinha, na Comunidade Terapêutica Santa Clara, no município de Major Gercino com mulheres dependentes de álcool e drogas.
Em 2000, pediu dispensa da Congregação das Irmãs Maristas.
Em 2001, durante curso preparatório para o vestibular, conheceu Luíza, Agente Comunitária de Saúde em São José. Identificada com a atividade, inscreveu-se para o processo seletivo de Agente Comunitário de Saúde, sendo aprovada e admitida em 01/04/2002. Desde que iniciou sua trajetória na Prefeitura de São José, Nadir participou de diferentes cursos preparatórios e de capacitação profissional, como o “Programa de Prevenção ao uso Indevido das drogas” e “Saúde Mental com foco em Dependência Química”, entre vários outros.
Nadir gosta de frisar que utiliza sua experiência de vida em seu trabalho diário, vendo sempre as pessoas como um todo. Carrega consigo valores como humanidade, amor ao próximo, sempre procurando ouvir e orientar, ajudando e sendo ajudada todos os dias. A prevenção de doenças e promoção da saúde possuem destaque entre suas metas e objetivos.
rocurando se construir dia após dia, entre falhas e vitórias, jamais perdendo a fé e amor ao próximo. Para Nadir, um Agente de Saúde é, antes de tudo, uma pessoa que pensa sempre no cuidado ao indivíduo.
Sempre agradecida a Deus por tudo que Ele lhe proporcionou ao longo dos anos, aos seus pais pela vida e pela criação, nossa homenageada guarda especial carinho e gratidão por algumas instituições como: Congregação das Irmãs Maristas pela formação, experiências de vida, oportunidades de crescimento e da convivência; Prefeitura Municipal de São José, por intermédio da Unidade Básica de Saúde Procasa pelo companheirismo; todas as pessoas que de alguma forma fizeram e fazem parte da sua formação profissional e pessoal; e, neste particular momento, a Câmara de Vereadores, em especial ao Vereador André Guesser pela oportunidade em prestar esta homenagem a mim e meus colegas; e também ao amigo Everaldo que pensou em seu nome para representar a nossa Classe.